Cimeira Europeia não deu respostas para combater a crise

Arquivado em:
Publicado Quarta, 24 de Outubro de 2012 às 07:14, por: CdB

"Um roteiro e um calendário para uma união bancária não são suficientes como resultado de uma cimeira", declarou a presidente da Esquerda Unitária (GUE/NGL), Gabi Zimmer, no debate parlamentar em Estrasburgo sobre a última reunião do Conselho Europeu. Artigo |24 Outubro, 2012 - 14:10 Gabi Zimmer participará no comício de dia 9 em Lisboa, com Jean-Luc Mélenchon e Alexis Tsipras.

Pelo contrário, acrescentou a eurodeputada alemã, "um pacto social para os 99% começaria a justificar a atribuição do Nobel da Paz à União Europeia".

O Parlamento Europeu debateu terça-feira os resultados do último Conselho Europeu na presença do presidente do Conselho, Van Rompuy, e do presidente da Comissão, Durão Barroso. "O povo europeu ficou mais uma vez à espera das correções urgentes à política em curso, uma vez que os dirigentes europeus estiveram a brincar com o tempo", constatou a presidente do GUE/NGL.

Gabi Zimmer lamentou que nem mesmo o papel necessário do Banco Central Europeu como "emprestador de último recurso" nem os possíveis papéis complementares dos bancos europeus de investimento foram discutidos como parte da união bancária.

"Não temos necessidade do antidemocrático pacto fiscal, que mina os direitos dos parlamentos nacionais e especialmente do Parlamento Europeu", afirmou a presidente do GUE/NGL. "Não necessitamos de austeridade no interesse de um por cento das pessoas; necessitamos de um pacto social para 99 por cento das pessoas", acrescentou. Gabi Zimmer sublinhou que com esse pacto social poderia iniciar-se um desenvolvimento social e ambientalmente sustentado e poderia haver investimento em bens e serviços. "Crescimento sustentado só poderá existir com redistribuição adequada e com uma contribuição justa dos que provocaram a crise", acrescentou.

A eurodeputada alemã disse que a cimeira "não teve substância" em termos do que os cidadãos esperam para sair da crise. "É preciso mudar o sentido e poderemos então falar sobre quem merece o Prémio Nobel", concluiu.

Artigo publicado no portal do Bloco no Parlamento Europeu.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo