Cientistas descobrem gene que causa ataques cardíacos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de novembro de 2003 as 21:59, por: cdb

Um grupo de cientistas da Clínica Cleveland, Estados Unidos, identificou o primeiro gene considerado como causa de ataques cardíacos.

A pesquisa revelou uma mutação do gene MEF2A, descoberto em uma análise do perfil genético de 21 membros de uma família de Iowa, que tem um histórico de doenças do coração e ataques cardíacos. A descoberta será detalhada na edição de 28 de dezembro da revista Science.

Os pesquisadores encontraram certos elementos, que representam 21 pares de bases de nucleotídeos e sete aminoácidos, faltando em um gene da família de Iowa, que havia sofrido por gerações problemas cardíacos.

“O que descobrimos é uma mutação por eliminação”, disse Eric Topol, presidente do Departamento de Medicina Cardiovascular da Clínica Cleveland.

“Esta eliminação afeta as paredes das artérias coronárias, tornando-as mais vulneráveis à formação da placa de ateroma (gordura e cálcio) que se deposita e à cardiopatia”.

Topol comentou que é improvável a descoberta de outras famílias exatamente com a mesma mutação genética. Os pesquisadores, porém, tentarão identificar mutações menores no mesmo gene que se vincule de maneira menos drástica com doenças cardíacas.