Cidades do Mato Grosso terão estado de emergência decretado após chuvas

Arquivado em:
Publicado Quinta, 14 de Fevereiro de 2008 às 14:23, por: CdB

 Três cidades da região central do Mato Grosso terão estado de emergência decretado depois que fortes chuvas causaram prejuízos e isolaram algumas comunidades. A primeira delas será Torixoréu, que fez o pedido na semana passada. O município de Planalto da Serra, já vistoriado pela Defesa Civil, deve ter o pedido atendido pelo governo do estado ainda esta semana.

Em Nova Brasilândia, cidade da mesma região que será visitada nesta quinta-feira, o laudo que pode apontar a necessidade do estado de emergência deve sair em três dias. Em Planalto da Serra, que fica a 256 quilômetros de Cuiabá, pelo menos dez pontes foram destruídas. Em Nova Brasilândia, foram nove, de acordo com a prefeitura.

As principais rodovias que dão acesso aos três municípios afetados pelas inundações estão em péssimas condições e devem receber reparos nos próximos 60 dias. Com a decretação do estado de emergência, os municípios e o estado estão autorizados a realizar obras sem a necessidade de licitação.

A Defesa Civil de Mato Grosso garante que não há desabrigados. De acordo com o agente Múcio Teixeira, que comanda as ações na região, o maior prejuízo é para os alunos da rede pública, que tiveram o início das aulas adiado para 3 de março.

— Algumas fazendas às margens dos rios foram danificadas. Mas as pessoas já se recuperaram e devem retornar aos seus afazeres. O principal motivo do estado de emergência é o adiamento das aulas. Não há como iniciar o período letivo e as crianças serão prejudicadas —, afirma Teixeira.

Em Nova Brasilândia, cidade com maior índice de mortalidade infantil do Mato Grosso, já existe risco de epidemia de dengue. Segundo o prefeito Ademar Wurzius, o problema, que o município enfrenta todos os anos, foi agravado pelas chuvas.

— O nosso município é muito carente e não temos fonte de renda. Por isso, vamos pedir ajuda do estado. Não estamos em condições de atender a todos os prejudicados —, ressalta.

De acordo com a Defesa Civil, os municípios de Alta da Serra e Nova Lacerda, no norte do estado, também tiveram problemas com as chuvas, mas conseguiram resolver os problemas sem necessidade de ajuda do governo estadual.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo