‘Cidade’ é o tema do vestibular 2004 da Unicamp

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de novembro de 2003 as 18:57, por: cdb

Todas as questões da primeira fase do vestibular 2004 da Unicamp tiveram o tema “Cidade” como pano de fundo. A começar pela redação. Nas três propostas, dissertação, carta ou narração, o candidato deveria escrever sobre o assunto.

Não apenas nos testes de Geografia e História as cidades foram tema das perguntas. A partir de um determinado enunciado, os problemas de Matemática perguntaram, por exemplo, quantos domicílios com condições adequadas têm a cidade de Campinas, sede da universidade.

Questões de Física também levaram o vestibulando a pensar sobre a distância percorrida por um carro em um município, a uma determinada velocidade. A temperatura nas regiões urbanas também foi analisada pelos candidatos, assim como a poluição.

Segundo o coordenador da Comissão do Vestibular da Unicamp, Leandro Tesler, a idéia de fazer a prova com um tema central é mostrar que o “conhecimento não é compartimentado”.

– Esse tipo de prova chama a atenção para o fato de que o conhecimento é cidadania, para o fato de que o saber é importante para que as pessoas vivam conscientes nos dias de hoje – acrescentou Tesler.

Ele salientou que o candidato, além de estudar, deve acompanhar temas atuais: “A pessoa tem de estar por dentro do mundo em que vive”.

De acordo com o coordenador do processo seletivo, nenhum incidente grave foi registrado durante o vestibular, com término previsto para as 18h. Apenas um candidato de Campinas passou mal momentos antes da prova.

Tesler disse que o índice de 3,08% de abstenção está dentro da média histórica. O destaque negativo ocorreu em Brasília, onde faltaram mais de 20% dos inscritos. Segundo o coordenador, isso ocorreu porque a Universidade de Brasília tinha prova marcada no mesmo dia.

A Unicamp divulga em seu site a lista de aprovados na primeira fase no dia 17 de dezembro (http://www.comvest.unicamp.br). A segunda fase ocorrerá entre 11 de 14 de janeiro.