Cidade de Porto Velho sedia encontro do Conseagri

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Março de 2012 às 08:14, por: CdB

Tweet

   Porto Velho sediou nesta terça-feira, 28, a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), entidade que congrega os secretários estaduais de agricultura de todo país. Na capital de Rondônia o conselho discutiu assuntos como os problemas crônicos e de segurança nacional no tocante ao setor agropecuário, como os relativos às questões trabalhistas rurais, indígenas e de defesa agropecuária.

   No encontro, a Prefeitura de Porto Velho foi representada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que foi a anfitriã do evento. “Estamos aqui representando o prefeito Roberto Sobrinho, para quem foi enviado o convite, por ser o gestor da cidade-sede de encontro. No entanto, por força de outros compromissos, ele não pode estar presente e nos incumbiu dessa missão”, disse o coordenador municipal de Pesca e Aquicultura, Luís Tamborim, da Semagric.

   Entre os assuntos debatidos, um foi a prevenção da monília ou monilíase do cacau – enfermidade do cacaueiro provocada por um fungo – assunto que entrou na pauta da reunião por sugestão do presidente do Conseagri, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles, secretário de Agricultura da Bahia.

   Apesar de não representar ameaça imediata ao país, a Agência de Defesa Agropecuária (Adab), e o Ministério da Agricultura (Mapa), por meio da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), querem prevenir a entrada da praga, que assola países produtores de cacau da América Latina e que fazem fronteira com os estados do Norte do Brasil.

   Antes do encontro já havia sido acordado com os estados do Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Pará e Amazonas a assinatura de um termo de cooperação técnica ‘guarda-chuva’, relativo à defesa animal, vegetal e inspeção sanitária, para prevenir a ocorrência da praga no país.

Por Joel EliasFotos: Medeiros
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo