Ciclistas ganham espaços também aos sábados nos trens da SuperVia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de setembro de 2015 as 13:55, por: cdb

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

A Secretaria estadual de Transportes do Rio (Setrans) e a SuperVia informaram nesta quinta-feira que a partir do próximo sábado, ciclistas poderão ingressar no sistema ferroviário com bicicletas aos sábados. A medida, em caráter experimental, visa incentivar o uso da bicicleta e sua integração com os modais de alta capacidade.

Os trens já recebem ciclistas aos domingos e feriados, o dia todo, e em dias úteis a partir das 21h. Com a medida, o sistema de trens passam a receber os ciclistas nos mesmos moldes do que é feito no metrô, que já recebe as bicicletas aos sábados, domingos e feriados. Já as barcas transportam ciclistas todos os dias, em todos os horários.

– Esse é mais um passo rumo ao objetivo de integrar os meios de transporte de alta capacidade às bicicletas. Estamos atendendo um pedido dos usuários e colaborando para ter mais sustentabilidade nos transportes da Região Metropolitana – disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Os trens já recebem ciclistas aos domingos e feriados, o dia todo
Os trens já recebem ciclistas aos domingos e feriados, o dia todo

Outra iniciativa da concessionária SuperVia que contribui para incentivar o uso da integração trem + bicicleta é a oferta de bicicletários gratuitos nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna. Eles oferecem um total de 4 mil vagas e contam, ainda, com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros. As vagas podem ser usadas de segunda a sexta-feira, das 4h às 0h, e aos sábados, das 4h às 23h.