CIA afirma que voz em fita é de Bin Laden

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de setembro de 2003 as 14:26, por: cdb

A CIA (Central de Inteligência Aamericana) afirmou nesta quinta-feira que a última fita de vídeo da Al-Qaeda realmente tem a voz de Ayman Al Zawahiri, considerado o braço direito de Osama Bin Laden. Mesmo assim, ainda não é possível garantir a autenticidade de sua voz.

A fita de vídeo, que foi divulgada ontem pela rede de televisão do Catar Al-Jazira, na véspera do segundo aniversário dos atentados do 11 de setembro, mostra os dois dirigentes da Al-Qaeda caminhando em uma montanha.

Fontes da CIA ressaltaram que as análises técnicas realizadas sobre o som atribuído a Al Zawahiri certificam que a voz ouvida é realmente dele. Em contrapartida, as análises chegaram a resultados “inconclusos” sobre a autenticidade da voz de Bin Laden.

A CIA fará mais estudos sobre essa parte da fita, acrescentaram as fontes, que reconheceram que é possível que não se chegue a um resultado definitivo sobre a autenticidade da voz.

Na fita, Al Zawahiri fala da guerra no Iraque, o que faz supor que ela foi gravada depois do início dos combates nesse país, em março. As frases atribuídas a Osama Bin Laden, por sua vez, falam dos autores dos atentados de 11 de setembro de 2001.