Chuvas de Primavera colocam Rio em estágio de atenção

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 21 de novembro de 2015 as 15:18, por: cdb

Por Redação – do Rio de Janeiro:

A cidade do Rio de Janeiro mantinha o estágio de atenção às 15h deste sábado. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, uma chuva moderada foi registrada na Zona Sul a partir das 6h30 e a intensidade aumentou pouco antes das 9h em Santa Cruz, Zona Oeste da capital, e também atingiu a Barra e outras localidades da região, incluindo o Jardim Botânico e outros bairros vizinhos, como Copacabana, São Conrado e Urca. A intensidade passou de 16mm, o que é considerado muito forte.

Uma equipe da prefeitura retirou os galhos da árvore derrubada pelo vento, em Copacabana
Uma equipe da prefeitura retirou os galhos da árvore derrubada pelo vento, em Copacabana

A queda de uma árvore em Copacabana interditou a Rua Barata Ribeiro, na altura da Rua Siqueira Campos, mas o trânsito já foi liberado. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que o tempo permaneça nublado a encoberto ao longo do dia, com pancadas de chuva e trovoadas e rajadas de vento fracas a moderadas. Mais cedo houve registro de vento forte em Marambaia, com rajadas chegaram a 62,2km/h.

De acordo com o último Boletim Hidrometeorológico, divulgado às 7h da manhã, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), há previsão de chuva fraca ao longo do dia em todas as bacias monitoradas, que pode chegar a forte nas bacias da Baía da Ilha Grande, Baía de Guanabara, Piabanha, Macaé e das Ostras e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Com isso, é esperada a elevação do nível dos rios. No momento, segundo o Sistema de Alerta de Cheias do instituto, os rios monitorados permanecem abaixo da cota de transbordamento, com valores máximos próximos à 50% dessa cota.

Aeroporto fechado

Devido às chuvas, o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pousos e decolagens das 9h45m às 10h04m. O terminal operava com auxílio de instrumentos. Um voo foi transferido para o Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, que também funciona por aparelhos. Às 10h, os maiores registros acumulados por hora eram na Rocinha (31,2mm), Jardim Botânico (30,8mm), RioCentro (29,6mm), Barra, Vidigal, Recreio e Grota Funda. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Havia, ainda, o alerta para as pistas escorregadias e acúmulo de água em alguns pontos da cidade, principalmente, nos dois sentidos da Avenida Ministro Ivan Lins e na Avenida Armando Lombardi; na Praça Sibélius, sentido Barra; e na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na altura da Estrada Coronel Pedro Correia, sentido Recreio.