Chuvas dão trégua em Santa Catarina e nível de rio começa a baixar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de abril de 2010 as 14:20, por: cdb

 Um dia depois de alcançar o maior nível do ano (8,46 metros), o mais importante rio de Santa Catarina, o Itajaí-Açú, começou a baixar. A última medição, realizada pela Defesa Civil de Blumenau, registrou o patamar de 4,27 metros.

A Defesa Civil já não está em estado de alerta, mas continua monitorando o rio que transbordou, provocando alagamentos de ruas, prédios públicos, postos de saúde, escolas e estabelecimentos comerciais no município de Taió, na área central do estado.

A previsão para esta sexta-feira é de sol na maior parte do estado com possibilidade de chuva isolada à noite, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

A Defesa Civil de Santa Catarina deve enviar ao Ministério da Integração Nacional, o pedido de R$ 10 milhões para reconstruir as cidades atingidas pelas enchentes. A instituição aguarda apenas que algumas prefeituras concluam o relatório completo de danos.

Das 69 cidades que sofreram com as chuvas, 43 ainda estão em situação de emergência. Cerca de 219 mil pessoas foram atingidas. Embora não haja registro de mortos ou desaparecidos, dez pessoas ficaram feridas.