Chuvas causam prejuízo de R$ 11 milhões a Tanguá

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Abril de 2010 às 08:04, por: CdB

Levantamento realizado pelos técnicos da prefeitura de Tanguá - município da região de Baixada Litorânea do Estado Rio - apontou que o município vai gastar cerca de R$ 11.190.000,00 para reconstruir a cidade.

Esse dinheiro vai ser utilizado para reconstrução de pontilhões e pontes; descontaminação de poços rasos e redes de abastecimento de água; desobstrução na rede de coletores de esgoto; desassoreamento de cursos d´água, remoção de 280 famílias que moram em áreas de risco no bairros Bandeirantes e Duques, além de recuperação de estradas e de estradas vicinais na zona rural.

Moradores de Tanguá foram surpreendidos pela terceira enchente no município, em menos de seis meses. Vários bairros ainda continuam alagados, com muita lama, e moradores estão sendo atendidos pelos agentes da Defesa Civil, que utilizaram barcos para chegar nas localidades que se encontravam mais isoladas.

Outros moradores, que já haviam sofrido com as enchentes no ano passado, construíram barricadas e colocaram seus pertences em locais mais altos, para evitar mais prejuízos. Nesse momento, 50 pessoas estão no abrigo, montado na Escola Municipal Vereador Manoel Novis da Silva, no bairro Ampliação.

Ainda chove em Tanguá, e a grande maioria das pessoas que mora em áreas de risco, fori orientada a continuar alojada em casas de parentes e amigos para passar a noite.

A cidade continua em estado de emergência, decretado pelo prefeito Carlos Pereira, que coordena as ações de auxílio às vítimas das chuvas e tem realizado reuniões diárias com os secretários municipais e técnicos da Defesa Civil para avaliar a situação.

Esses técnicos apontaram os principais pontos de alagamentos da cidade e avaliaram a estrutura das casas, verificando se há risco de desabamento. O assoreamento do Rio Caceribu, que passa pelos principais bairros do município, foi apontado como principal causa dos alagamentos, necessitando de obras urgentes.

A prefeitura de Tanguá disponibilizou os números (21) 2747- 1336 e (21) 3749-1129 para receber doações. Nesse momento o município precisa de cestas básicas, material de higiene pessoal (sabonete, pasta e escova de dente) e água potável.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo