Choque no Talebã causa morte de ex-ministro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 9 de abril de 2003 as 17:31, por: cdb

Soldados do recém-formado Exército do Afeganistão entraram em choque com remanescentes do Talebã no leste do Afeganistão nesta quarta-feira, causando a morte de um ex-ministro da milícia extremista em meio a um tiroteio de aproximadamente quatro horas, informou a emissora estatal de televisão.

O ex-ministro morto foi identificado pele tevê como Ammanullah. Ele foi ministro de fronteiras e relações tribais do deposto regime ultraconservador que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001.

No norte do Afeganistão, combates entre forças comandadas pelo “senhor da guerra” Abdul Rashid Dostum, de etnia uzbeque, e tropas do “senhor da guerra” Atta Mohammed, de etnia tajique, deixaram pelo menos quatro feridos.

Na região de Shkrin, leste do Afeganistão, junto à fronteira com o Paquistão, um avião Harrier da Força Aérea dos EUA jogou uma bomba guiada a laser de 500 kg em uma casa e matou 11 civis por engano.

O comando das tropas norte-americanas no Afeganistão lamentou o “trágico incidente”.

A operação aérea era em apoio a uma força de soldados norte-americanos e afegãos que combatiam supostos guerrilheiros do Talebã e da organização extremista Al-Qaeda.