Choque de Ordem no Centro prende 20 flanelinhas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 12 de março de 2010 as 21:53, por: cdb

Uma operação Choque de Ordem realizada no Centro, pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), nesta sexta-feira, prendeu 20 flanelinhas, 12 rodinhos (pessoas que limpam para-brisas dos veículos nos sinais de trânsito) e outros dois lavadores de carros que agiam irregularmente em vários pontos da região. Durante a fiscalização, foram rebocados 90 veículos estacionados em local proibido. Cerca de 50 pessoas, entre agentes da Subsecretaria de Operações, Equipe Bacana da Seop e guardas municipais, divididos em três comboios, percorreram várias ruas do Centro coibindo as irrgularidades.

No total, foram detidas 34 pessoas: 20 flanelinhas, 12 rodinhos (destes três menores) e outros dois lavadores de carros, que limpavam os veículos no meio da rua. Os adultos foram conduzidos para 1ªDP (Praça Mauá), 4ªDP (Praça da República) e 5ªDP (Mem de Sá). Os menores foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Quinze reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques (CFER) da Seop também foram utilizados na operação. Somente na Avenida Marechal Câmara foram rebocados 22 veículos dos 90 removidos.

O Choque de Ordem percorreu: Rua do Acre, Avenida Rio Branco, Leopoldina próximo ao IML, fundos da Rodoviária Novo Rio, Rua Santa Luzia, Rua México, Avenida Beira Mar, Lapa e o entorno do aeroporto Santos Dumont.  

Como a ação de guardadores ilegais está relacionada ao ordenamento do espaço público, a Secretaria Especial da Ordem Pública atua em parceria com a Polícia no sentido de coibir esta atividade irregular enquadrada no art. 47 da Lei de Contravenções Penais, exercício ilegal da profissão, que contribui também para o estacionamento irregular. Operações Choque de Ordem realizadas pela Ordem Pública anteriormente no Centro, já haviam detido 39 guardadores de veículos que praticavam ilegalmente o serviço de “Valet Flanelinha” (guardando as chaves e manobrando veículos) na região.