Choque com polícia em protesto no Peru deixa morto e feridos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de novembro de 2003 as 22:36, por: cdb

Um manifestante morreu e vários ficaram feridos em um enfrentamento com policiais durante o protesto de uma multidão no Peru, informou na quinta-feira o ministro do Interior, Fernando Rospigliosi.

Milhares de habitantes da região de Junín, 300 quilômetros a leste de Lima, nos Andes centrais, saíram na quarta-feira para protestar nas ruas e praças. Eles exigiam do governo a entrega de 58 milhões de dólares da privatização de uma empresa de eletricidade.

A manifestação liderada pelo presidente da região se encerrava no fim da noite, mas dois prefeitos continuaram liderando o bloqueio de uma estrada com pedras e desencadearam um enfrentamento com a polícia, segundo o ministro.

“Há seis policiais feridos… Lamentavelmente faleceu um dos manifestantes e outros três estão feridos”, disse Rospigliosi a jornalistas, sem dar detalhes sobre a morte.

“Houve prefeitos irresponsáveis que seguiram incitando o bloqueio da estrada esta manhã e atacaram os passageiros de diversos ônibus. A polícia interveio para controlar os distúrbios e recebeu uma chuva de pedras e disparos de armas de fogo por esses vândalos”, completou.

Segundo o prefeito da província de Junín, Enrique Canorio, o manifestante morreu durante um enfrentamento com a polícia.