China vai enviar para o espaço satélites com arroz e trigo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de maio de 2003 as 04:17, por: cdb

O Governo da China anunciou que o país enviará ao espaço, satélites com arroz e trigo em seu interior, para que sofram mutações e se possam obter novas variedades destes cereais, informou nesta quarta-feira, um cientista da Academia Chinesa China de Agricultura.

O projeto, denominado “Cultivos no Espaço”, tem por objetivo obter variedades de plantas de crescimento rápido, alta produtividade e grande qualidade, aproveitando que a China é, ao lado da Rússia e Estados Unidos, o único país do mundo que dispõe da tecnologia necessária para recuperar seus satélites espaciais.

De acordo com Liu Luxiang, diretor do centro de pesquisa responsável do projeto, já foram obtidas variedades “aperfeiçoadas geneticamente” de sementes de arroz e trigo que foram submetidas na Terra a condições biológicas muito similares às do espaço.

O país já enviou ao espaço arroz, milho, flores e outras plantas em satélites, embora durante curtos períodos de tempo, e colabora com a Estação Espacial Internacional neste campo da “agricultura espacial”.

Além disso, a China, onde o arroz continua sendo um dos principais cultivos e um alimento básico na dieta de seus cidadãos, lidera o mundo em estudos de melhora deste cereal.

A Agência Espacial Chinesa anunciou em janeiro deste ano que no próximo semestre enviará o primeiro astronauta chinês ao espaço, o que converteria o país no terceiro do mundo a fazer essa experiência, depois dos EUA e Rússia.