China saúda acordo russo-árabe para solucionar crise síria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 16:12, por: cdb

O governo da China afirmou hoje que um acordo de cinco pontos atingido pelos chanceleres da Rússia e da Liga Árabe (LA) tem um significado realista e positivo para uma solução política da crise síria.
O porta-voz da chancelaria Liu Weimin expressou-se assim perante a imprensa ao referir-se à iniciativa anunciada no sábado (10) passado no Cairo.

O porta-voz acrescentou que Pequim saúda uma maior comunicação e coordenação sobre o conflito por parte da comunidade internacional, com a qual está disposta a trabalhar para promover uma solução adequada, justa e pacífica dessa crise o quanto antes possível.

O porta-voz também chamou as partes pertinentes a continuar os esforços com esse fim.

Dos pontos do acordo destacam-se a concordância na necessidade de deter todo tipo de violência exercida por qualquer das partes e a rejeição a uma intervenção estrangeira.

A nova fórmula inclui um forte apoio aos esforços do enviado especial da ONU e da citada entidade regional, Kofi Annan, com objetivo de lançar um diálogo político entre o governo e a oposição da Síria.

A China mostra-se muito ativa na busca de uma solução política ao conflito no país árabe e entre suas ações figura uma declaração emitida no último dia 4.

Nesse documento, reafirmou a rejeição a uma intervenção armada na Síria e o apoio ao diálogo como via para resolver de forma pacífica a crise, entre outros pronunciamentos.

Fonte: Prensa Latina

 

..