China lança medida para diminuir importadores de minério

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Junho de 2006 às 06:52, por: CdB

Segundo matéria publicada no China Securities Journal nesta sexta-feira, a China elevará os padrões para as siderúrgicas e empresas de trading se qualificarem para importar minério de ferro, o que pode ajudar a acelerar a reestruturação do setor.

A publicação cita representantes da Associação de Aço e Ferro da China e da Câmara de Comércio Chinesa dos Importadores & Exportadores de Metais, Minerais & Químicos que disseram que  a ação irá encorajar as importações sob contratos de fornecimento. A medida também  dificultará as ofertas de minério de ferro a pequenas siderúrgicas, que o governo tinha prometido fechar para combater a poluição,  ainda segundo a matéria publicada.

Autoridades do governo não  foram encontradas para comentar o assunto. Fontes da indústria disseram que o setor siderúrgico chinês vem lutando para reduzir o número de licenças de importações de minério de ferro de 118 para 70, como parte atual de seus esforços para limitar as compras especulativas da matéria-prima.

Para se qualificar segundo os critérios atuais, as siderúrgicas precisam ter produzido pelo menos 1 milhão de toneladas de aço, enquanto traders precisam ter capital registrado de 10 milhões de iuans (US$ 1,25 milhão) e terem negociado 300 mil toneladas de minério de ferro em 2004.

A forte competição entre as importadoras de minério de ferro chinesas geralmente geram aumento dos preços no mercado à vista do minério, o que  causa aumentos dos preços dos contratos de minério com as mineradoras internacionais, como a Companhia Vale do Rio Doce.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo