China inaugura fábrica de biscoito para urso panda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de novembro de 2003 as 08:13, por: cdb

A primeira fábrica de biscoitos especialmente elaborados para ursos panda iniciou nesta segunda-feira sua produção em série na província chinesa de Sichuan, no coração do país e único lugar no mundo onde ainda vivem pandas em liberdade.

A construção da fábrica terminou em outubro e, no domingo, obteve permissão municipal para iniciar as operações na cidade de Chengdu, que possui nos seus arredores um dos principais centros mundiais de criança de pandas em cativeiro.

As bolachas, criadas pelo Centro de Pesquisa e Alimentação dos Ursos Panda, medirão cerca de 15 centímetros e, como não podia deixar de ser, imitarão o formato de um broto de bambu, o alimento favorito deste animal. Yu Jianqu, “inventor” do novo biscoito, explicou que terão cor creme e seu principal ingrediente será o bambu.

Os principais destinatários destas bolachas não serão os cerca de mil pandas que vivem em liberdade nas florestas de Sichuan, mas os 140 que vivem nos centros de pesquisa e zoológicos de todo o mundo.

Yu explicou que as bolachas foram concebidas como um complemento nutricional para os animais, já que se observou que muitos dos que vivem em cativeiro mostram problemas de má nutrição.

– Na China, costuma-se dar a eles pão fervido como complemento do bambu, mas esse alimento, ao ser cozido, perde a maioria de seus nutrientes. Por isso, criamos um biscoito rico em vitaminas e minerais que pode solucionar o problema – explicou o pesquisador.

Outro objetivo da nova fábrica é baratear os elevados custos de alimentação dos ursos em cativeiro, que podem chegar a uma média de US$ 5 mil por ano.