China e Rússia estreitam laços de amizade em desfile histórico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 9 de maio de 2015 as 14:56, por: cdb
Xi Jinping, ao lado do presidente Putin, assiste à parada militar na Praça Vermelha
Xi Jinping, ao lado do presidente Putin, assiste à parada militar na Praça Vermelha

O presidente da China, Xi Jinping, esteve em Moscou, neste sábado, em sua quarta visita oficial à Rússia como chefe de Estado. Nesta manhã (horário local), ele assistiu à parada militar anual, dedicada aos 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. Foi a primeira vez, na história, que um pelotão do Exército chinês desfilou ao lado dos soldados russos, na Praça Vermelha.

Na noite passada, ele manteve conversações com o presidente russo, Vladimir Putin que qualificou como “abrangentes”. Xi Jinping destacou que o fortalecimento das relações bilaterais foi o foco principal do encontro:

– Nós concordamos em seguir apoiando o desenvolvimento das relações sino-russas ao mais alto nível, considerar as nossas relações como direções prioritárias da nossa política externa, reforçar o apoio mútuo em assuntos ligados a interesses nacionais vitais do outro país.

Além disso, o presidente da China acrescentou que durante a sua visita à Rússia, ele assinou uma série de documentos que fomentam a cooperação bilateral em várias áreas.