China deseja que o ‘bom momento’ seja mantido nas negociações multilaterais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de setembro de 2003 as 01:47, por: cdb

A China deseja que o ‘bom momento’ seja mantido nas negociações multilaterais sobre o programa nuclear norte-coreano, disse nesta sexta-feira, em Tóquio, o chefe dos negociadores de Pequim na última reunião.

O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse que ‘espera que cada parte mantenha o bom momento e atmosfera na próxima rodada de negociações’, ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma ação provocativa de Pyongyang em 9 de setembro, aniversário da fundação da Coréia do Norte.

Funcionários do governo dos Estados Unidos disseram que a Coréia do Norte ameaçou realizar um teste nuclear nas negociações em Pequim na semana passada.
 
Fontes diplomáticas próximas a Pyongyang disseram anteriormente que a Coréia do Norte pode anunciar tal intenção pr volta do aniversário da fundação do país.

Wang, que se encontrou em Tóquio com Wu Bangguo, líder do parlamento da China, disse também que desejava outra rodada de conversações o mais breve possível, mas que eram necessárias consultas com os seis países participantes (Coréia do Sul, Coréia do Norte, Japão, China, EUA e Rússia) para marcar uma data.