China continua a negociar preço do minério de ferro

Arquivado em:
Publicado Terça, 30 de Maio de 2006 às 08:26, por: CdB

As siderúrgicas chinesas continuarão negociando em junho os preços do minério de ferro para 2006 com mineradoras internacionais e rejeitaram a elevação dos preços em 19 %, divulgou a agência estatal de notícias do país, Xinhua, nesta terça-feira, citando uma fonte da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa).

Fontes da indústria tinham afirmado na segunda-feira que as siderúrgicas chinesas tinham decidido aceitar o reajuste de 19 % nos preços do minério de ferro, o que colocaria um fim a meses de negociações com as maiores mineradoras do mundo, incluindo a Companhia Vale do Rio Doce .

- Continuaremos negociando o preço com as mineradoras em junho -  publicou a Xinhua citando uma fonte da associação. A agência não identificiou o representante da entidade.

As 16 principais siderúrgicas chinesas, lideradas pela Baosteel , reuniram-se na segunda-feira, em Pequim, para discutir o progresso das negociações de preço. Grandes siderúrgicas mundiais, incluindo Arcelor  e a sul-coreana Posco  aceitaram o aumento de 19 % no preço do minério de ferro após o primeiro acordo do setor, anunciado pela Vale com a alemã ThyssenKrupp .

Segundo a agência Xinhua, a fonte da associação da indústria disse que as siderúrgicas chinesas estão decididas a continuarem as negociações, embora outras siderúrgicas estrangeiras tenham concordado com o aumento de preço. A Cisa tinha destacado em comunicados anteriores que os preços do aço na China estão menores do que no restante do mundo e afirmou que as siderúrgicas chinesas devem levar em conta o mercado chinês.

No ano passado, as mineradoras conseguiram aumento de 71,5 % nos preços do minério de ferro, devido à forte demanda para abastecer o setor siderúrgico chinês. A China é a maior importadora de minério de ferro do mundo e reclama o direito de liderar as negociações sobre os preços.

Os lucros das siderúrgicas chinesas têm sido pressionados em parte por forte competição entre as empresas que estão lutando para sobreviver em meio à rápida expansão econômica do país asiático.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo