China constrói novas centrais nucleares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de dezembro de 2003 as 05:06, por: cdb

A China vai construir quatro novas centrais nucleares a partir de 2005. As obras estão sendo disputadas por empresas internacionais. A informação está na edição desta quarta-feira do jornal ‘China Daily’.

As companhias francesas Electricité de France (EDF) e Framatome ANP, a americana Westinghouse e a japonesa Mitsubishi estão na disputa.

A China National Nuclear Power Crop. (CNNC) e a Guangdong Nuclear Power Group apresentaram os projetos em dezembro, mas o governo chinês ainda não deu sua aprovação final, segundo Kang Rixin, diretor geral da CNNC. Esta é a primeira vez em seis anos que a China aprova a construção de novas centrais nucleares.

As quatro novas centrais nucleares, de água pressurizada, terão uma potência de 1.000 megawatts cada, e devem ser construídas em Sanmen (duas), na província de Zhejiang (leste), e em Lingdong (duas), na província de Guangdong (sul).

A energia nuclear só representa atualmente 1,3% da produção total de eletricidade na China e Pequim quer quadruplicar este percentual até 2020.