China confirma suspeita de caso de pneumonia atípica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de dezembro de 2003 as 10:54, por: cdb

O Ministério da Saúde da China confirmou neste sábado a existência de um caso suspeito de pneumonia atípica na província de Guangdong. No comunicado diário que divulga sobre a doença, o ministério informa que nenhum outro caso, suspeito ou confirmado, de síndrome respiratória aguda (SRA) foi detectado na China desde sexta-feira.

A cadeia de televisão de Hong Kong, Phéniz TV, revelou que um homem de 32 anos deu entrada no Hospital do Povo número 8 de Cantão, suspeito de ter contraído pneumonia atípica. Trata-se do primeiro caso suspeito registado na China desde o final da primavera.

Com 5.300 casos confirmados oficialmente e 349 mortes, a China foi o país mais afetado pela chamada pneumonia asiática. A região em que apareceu o novo caso suspeito foi a mesma em que surgiu a doença, em novembro de 2002.

Entretanto, Hong Kong vai reforçar a vigilância dos passageiros que entram no território provenientes da província chinesa de Guangdong, onde foi anunciado um caso suspeito de pneumonia atípica, revelaram hoje as autoridades sanitárias.

A antiga colônia britânica foi informada ontem do caso suspeito de SRA em Cantão, onde surgiu a doença em novembro do ano passado. A pneumonia asiática propagou-se depois para Hong Kong e para mais 30 países, provocando um total de 774 mortos.