China anuncia doação de 1,2 bilhão a Bam

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 31 de dezembro de 2003 as 02:26, por: cdb

O Governo chinês anunciou, nessa quarta-feira, a doação de 1,2 bilhão de dólares em ajuda humanitária para os afetados pelo devastador terremoto que assolou na semana passada a histórica cidade iraniana de Bam, informou a agência oficial Xinhua.

O ministro chinês de Assuntos Exteriores, Li Zhaoxing, tornou público este anúncio durante uma cerimônia no Grande Palácio do Povo de Pequim, que contou com a presença do Embaixador iraniano em Pequim, Fereydoun Verdinejad.

Segundo o representante da diplomacia chinesa, ‘a China tem intenção de contribuir nos próximos dias ainda mais com a reconstrução da devastada cidade iraniana’.

Uma equipe chinesa especializada em resgate de emergência, integrada por 43 pessoas, está desde o sábado passado no Irã participando das operações de resgate das vítimas do tremor.

Além disso, o Governo chinês já enviou uma carga que inclui dez toneladas de cobertores, barracas, remédios e geradores elétricos, no valor de mais de 600.000 dólares; e a Cruz Vermelha da China transferiu 100.000 dólares ao escritório iraniano da Organização do Crescente Vermelho.