Cheney garante que concorrerá reeleição na chapa de Bush

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de maio de 2003 as 13:11, por: cdb

O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, confirmou em entrevista publicada nesta quarta-feira que integrará a chapa de George W. Bush nas eleições presidenciais de 2004.

– O presidente perguntou-me se eu queria ser novamente seu companheiro de chapa e eu aceitei – disse Cheney ao jornal Dallas Morning News.

Cheney é um dos assessores mais próximos de Bush e uma figura de grande poder na Casa Branca.

No ano passado, circularam rumores de que Bush substituiria Cheney, que já sofreu quatro ataques do coração, e que escolheria para candidato a vice um político que pudesse sucedê-lo em 2008, se for reeleito em 2004.

No entanto, Bush deixou claro, no final do ano passado, que queria que Cheney fosse seu vice.

Cheney, que sofreu seu mais recente enfarte em 2000, declarou que seu estado de saúde não o impediria de participar da corrida presidencial.

– Estou bem de saúde, está tudo bem – garantiu Cheney – Se tiver problemas e perceber que não posso ser útil, eu serei o primeiro a admitir isso e renunciarei.

– Tenho um médico comigo 24 horas por dia, que me vigia de forma permanente. Agora mesmo está lá fora enquanto dou essa entrevista – afirmou.

– Ele faz parte do grupo que me rodeia, me ajuda e me dá apoio. O presidente tem também um médico junto dele o tempo todo. Está tudo bem – acrescentou.

Cheney disse ao jornal que não sabia quando Bush anunciaria formalmente sua candidatura a um segundo mandato.