Cheia do Rio Araranguá mantém bloqueada BR-101 no sul catarinense

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 13 de setembro de 2009 as 11:44, por: cdb

A chuva quase ininterrupta que atinge Santa Catarina, principalmente o sul do Estado, provocou a cheia do Rio Araranguá, que nesta manhã já estava 3,14 metros acima de seu nível normal. Às 6h deste domingo, o número de atingidos pela enchente no município de Araranguá era de 504, dos quais 384 desabrigados e 120 desalojados.

As águas invadiram a BR-101 no trecho entre Araranguá e Maracajá e a rodovia continua bloqueada a todos os veículos. O trânsito foi desviado por municípios do interior, o que aumenta o tempo de viagem. As informações foram divulgadas pelo coordenador regional de Defesa Civil, sargento Djalma Santos Niles, e podem ser acessadas no site da instituição: www.defesacivil.sc.gov.br.

Uma mulher de 68 anos morreu afogada no sábado, no município de Praia Grande, também no sul do Estado, quando virou a carroça em que ela tentava atravessar um local inundado.

Em Praia Grande 195 pessoas estão isoladas em sete comunidades, por causa dos estragos nas estradas e da queda de pontes. Segundo o boletim da Defesa Civil do início da manhã, são 65 municípios em estado de emergência, tanto por causa do tornado da última segunda-feira, quanto pelas inundações, com 1.990 desabrigados e 10.648 desalojados.

A Defesa Civil prevê que a chuva comece a dar uma trégua a partir deste domingo, com a nebulosidade se dirigindo para o oceano e o sol aparecendo entre nuvens. Se a notícia se confirmar, será uma oportunidade para as famílias afetadas começarem a limpar e consertar as casas, lavar as roupas e retomar o ritmo normal de vida.