Chega ao mercado a Internet com preço único

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de setembro de 2001 as 17:21, por: cdb

Com uma megacampanha publicitária – que incluiu anúncios na TV e um investimento de R$ 2,5 milhões em marketing – a BR Serviços e Telecomunicações (controladora do provedor de acesso Internet gratuito BRFree) lançou o primeiro provedor gratuito nacional, batizado de LigBR, com tarifa única de R$ 0,07, um preço que inclui o custo da ligação e do provedor em uma única conta.

Segundo o diretor-executivo da empresa, Leonardo Malta Leonel, a tarifa única é o resultado de uma negociação com a Intelig – operadora responsável pelo tráfego do provedor que utiliza o número 023116005555 – onde as duas empresas assinaram um contrato com prazo de três anos de duração. De acordo com o diretor-executivo, as conversas entre o provedor e a operadora levaram cerca de cinco meses para chegar a um acordo sobre o novo modelo de negócio.

O diretor-executivo acredita que este é “um modelo que somente a Intelig poderia fazer, por causa de sua rede que é rede nova e pelo fato de possuir contratos de interconexão com todas as operadoras regionais”. Já em relação a preços, Leonardo revela que o provedor está preparado para sua redução caso o modelo não apresente inadimplência.

A expectativa do provedor é de atingir 250 mil usuários durante o primeiro mês de atuação e conquistar em torno de 2,6 milhões no primeiro ano de atividade, já que a sua fonte de receita será baseada em publicidade e serviços como aplicações corporativas em modelo ASP (Application Service Provider).

O executivo revelou ainda que o provedor BRFree continua hospedado na Vésper Business, em Belo Horizonte, enquanto o LigBR será hospedado pela i-Connect (antiga Global One), em São Paulo, onde as ligações serão destinadas para o acesso à Internet.