Chávez vê Alca como ‘uma ameaça a América Latina’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 18 de maio de 2003 as 15:56, por: cdb

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse este domingo, que a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), promovida pelos Estados Unidos, “é uma ameaça” à América Latina.

– Não podemos aceitar. Tal como está planejada, (a Alca) é uma ameaça para os nossos povos, para os nossos agricultores, para os nossos trabalhadores e para as nossas indústrias – disse Chávez em seu programa dominical de rádio e televisão Alô Presidente.

O governante venezuelano considera que a Alca prejudicaria os setores produtivos das economias emergentes, que não têm considerações de competir com a capacidade de produção e de comercialização dos países desenvolvidos.

Chávez afirmou que a América Latina deve aprofundar a “luta por um verdadeiro modelo de integração”, e disse que “não só os latino-americanos, mas muitos nos países desenvolvidos” também estão buscando “um novo modelo econômico, político e social”.

O presidente dedicou seu programa dominical de número 150 a promover a agricultura nacional, e anunciou a aprovação de um “financiamento especial de 42 milhões de dólares para planos de semeadura nos estados do centro e do oeste do país”.