CHÁVEZ DIZ QUE AVALIARÁ COM CUIDADO DEMANDA DA GUIANA POR AMPLIAÇÃO DE PLATAFORMA MARÍTIMA

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Setembro de 2011 às 07:04, por: CdB

CARACAS, 27 SET (ANSA) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que avaliará com cuidado a solicitação da Guiana à Organização das Nações Unidas (ONU) de ampliar as fronteiras de sua plataforma continental, mesmo não tendo antes consultado as autoridades venezuelanas.
   
Diante da demanda, o governo venezuelano destacou uma equipe de diplomatas para analisar a situação e atuar junto ao governo da Guiana.
   
"O tema é muito sensível. Temos que, no marco da Constituição, manter a paz e sempre buscar e conseguir os caminhos da paz em qualquer controvérsia, defendendo o interesse nacional", defendeu Chávez em entrevista à televisão estatal venezuelana.
   
Ele afirmou que, desde 1998, quando passou a ocupar a Presidência da Venezuela, "conversou em diferentes ocasiões com os governos que houve nessa república irmã" e que mantém uma relação "construtiva" sobre a questão com o atual presidente da nação vizinha, Bharrat Jagdeo.
   
No início de setembro, a Guiana apresentou às Nações Unidas uma solicitação para ampliar sua plataforma continental em pouco mais de 240 quilômetros sobre o mar com a expectativa de aumentar suas reservas de gás e petróleo.
   
A bacia do Rio Orinoco, que deságua em território venezuelano, próximo à fronteira com a Guiana, é onde estão instaladas as principais plataformas de extração de hidrocarbonetos que alimentam a indústria petrolífera da Venezuela, considerada atualmente pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) o país com as maiores reservas de petróleo do mundo.
   
Ontem à noite, Chávez também anunciou a nacionalização e expropriação de uma empresa de balsas que opera entre a cidade de Puerto La Cruz, no estado de Anzoátegui, até a ilha Margarita, em Nueva Esparta.
   
A empresa, a Conferry, já havia sofrido sanções no passado devido a atrasos e problemas nas balsas. (ANSA)


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo