Chávez cria “brigadas rurais” para evitar assassinatos de lavradores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 9 de março de 2003 as 16:26, por: cdb

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou este domingo, em seu programa semanal de rádio, a criação de “brigadas de segurança rural” formadas por militares e policiais para impedir a morte de lavradores por latifundiários.

Chávez deu instruções à polícia política Disip, à Polícia Científica, ao exército e à Guarda Nacional (GN) para coordenar esforços para defender os agricultores.

Nas últimas semanas, criadores de gado e sindicados agroindustriais têm acusado o exército de proteger grupos de agricultores que invadiram suas terras em zonas fronteiriças com a Colômbia.

Chávez explicou que nos últimos dois anos foram assassinados 70 camponeses nas mãos de latinfundiários que se opuseram à entrega de títulos de propriedade a pequenos produtores através da “Lei de Terras” patrocinada por seu governo.

Chávez assinalou que uma oposição “golpista” impulsiona uma campanha que envolve seu governo em invasões de terras e assegurou que sua administração só está distribuindo propriedades “em cumprimento da lei”.