Chávez chega a Cuba, depois de pedir apoio popular a vice

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 as 13:41, por: cdb

(1’25” / 335 Kb) – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a Havana (Cuba) na madrugada desta segunda-feira (10). Ele realizará nova cirurgia devido ao reaparecimento de um tumor maligno. Em pronunciamento feito no dia anterior, Chávez indicou o atual vice-presidente e chanceler do país, Nicolás Maduro, para assumir seu lugar “se algo acontecer”.

De acordo com a Constituição venezuelana, na falta absoluta de um presidente antes da posse ou nos primeiros quatro anos de mandato devem ser realizadas novas eleições.

Caso isso ocorra, Chávez fez recomendações aos seus eleitores para que votem em Maduro que, para ele, “é um dos lideres jovens de maior capacidade para continuar com sua mão firme, com seu olhar, com seu coração de homem do povo”. O presidente luta contra um câncer desde 2011.

A saída da Venezuela para tratar a doença foi aprovada pela Assembleia Nacional, como prevê a Constituição. Chávez recebeu apoio fora do país, vindo de lideranças políticas e chefes de governo.

Nas últimas eleições, realizadas no dia 07 de outubro deste ano, Chávez foi eleito para um novo mandato de seis anos, com 54,4% dos votos. O percentual foi de dez pontos de vantagem sobre seu principal adversário, Henrique Capriles.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

10/12/12

Com informações do Opera Mundi

ESPECIAL: “Venezuela, nos passos do desenvolvimento”