O ministro francês do Exterior, Dominique de Villepin, confirmou nesta quinta-feira que a França, a Alemanha e a Rússia, que foram parte do eixo contra a guerra no Iraque, decidiram votar a favor do projeto de resolução apresentado pelos EUA, Grã-Bretanha e Espanha no Conselho de Segurança da ONU que revoga as sanções no Iraque.
Falando pela manhã para a rádio France Inter, Villepin confirmou o que já tinha anunciado na quarta-feira, após o encontro com os ministros do Exterior da Alemanha, Joschka Fischer, e da Rússia, Igor Ivanov, em Paris: que os três países estão dispostos a votar a resolução anglo-americana na ONU.
– Não é perfeita, mas, aprovando, os três países querem olhar o futuro e dar prova de responsabilidade.
A França, a Alemanha e a Rússia teriam obtido o compromisso americano de que as dividas iraquianas com empresas de seus países seriam pagas.
A França e a Rússia são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas com direito a veto, já a Alemanha é membro rotativo sem direito a veto.
O chanceler francês destacou que o aval desta resolução não representa um recuo para a França.
– Confirmamos a rejeição à guerra, não se trata agora de a legitimar através da nova resolução, mas de encarar a emergência, as dificuldades e as incertezas que estão presentes hoje no Iraque.