Cettrans planeja melhorias para os sistemas viário e de transporte

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 08:49, por: cdb

Desde o início deste mês, o Departamento de Trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) está realizando uma série de procedimentos visando ao planejamento de futuras melhorias para o trânsito da cidade. O estudo faz parte do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado de Cascavel) que está sendo gestionado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para aplicação nas áreas de transporte, sistema viário, meio ambiente, social e institucional.

Quem passa pelas principais ruas da cidade pode observar a presença de funcionários da Cettrans e acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil da Unioeste, da Unipar e da Fag, que estão realizando a contagem do fluxo de veículos desde as 8 horas até as 23 horas. Hoje o trabalho está sendo realizado na Rua Pio XII com a Avenida Brasil.

Além do projeto junto ao BID, o levantamento de demanda de tráfego também vai auxiliar nos ajustes finos na sincronização dos semáforos, indicações de sentido de ruas e outras melhorias.

A contagem é apenas parte de um amplo projeto, que conta ainda com avaliações técnicas, filmagens e junção de dados atuais e históricos para a apresentação dos projetos do PDI ao BID. A conclusão da primeira fase está marcada para o próximo dia 30 de abril.

Modais

Na área do transporte, o PDI está trabalhando de forma integrada para atender modos diferentes de deslocamentos. Os projetos tratam de ciclovias, corredores do transporte coletivo, trincheira na BR-277, reurbanização da área central e adequações em áreas que interligam bairros de diferentes regiões da cidade.