Cerca de 700 mil pessoas visitaram a exposição ‘Arte da África’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 4 de janeiro de 2004 as 19:19, por: cdb

Grande número de pessoas formam filas desde a manhã deste domingo na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, para ver a exposição “Arte da África”, que se encerra neste domingo, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A mostra recebeu um público recorde de mais de 680 mil pessoas desde sua abertura, em 14 de outubro. Agora, dividida em duas, seguirá para os CCBBs de Brasília, a partir do próximo dia 20, e de São Paulo, onde será aberta no dia 1º de fevereiro.

De acordo com pesquisa realizada no CCBB durante a mostra, a maioria dos visitantes da exposição foi atraída pelo tema África, que embora estreitamente ligado às raízes brasileiras, tinha sido até então muito pouco mostrado no País no que se refere às artes.

As 300 peças do acervo do Museu Etnológico de Berlim, na Alemanha, que compõem a exposição,estão sendo exibidas pela primeira vez na América Latina.

Outro marco da exposição “Arte da África”, segundo a pesquisa, foi o fato de que, pela primeira vez, em 14 anos de funcionamento do CCBB, o número de visitantes oriundos da Zona Norte carioca ultrapassou o da Zona Sul, público tradicional de museus e centros culturais. Também aumentaram os percentuais de visitantes da Zona Oeste da cidade e da Baixada Fluminense.