Centro-sul do Brasil produzirá menos etanol

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de setembro de 2009 as 14:36, por: cdb

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) reduziu nesta quinta-feira a sua previsão de moagem de cana na temporada 2009/10, devido ao tempo chuvoso, e foi levada a diminuir também a estimativa de produção de etanol, que deverá ficar inferior à do ano passado.

A entidade estimou a moagem de cana do centro-sul do Brasil em 09/10 em 529,5 milhões de toneladas, queda de 3,7% ante previsão de 550 milhões de toneladas feita em abril.

Apesar da redução, a moagem no ano safra 2009/10 ainda será 4,9% superior à verificada na temporada anterior, quando a principal região produtora do Brasil processou 504,9 milhões de toneladas.

– A nova projeção de moagem indica uma disponibilidade de cana não-esmagada superior a 50 milhões de toneladas no final da safra –, afirmou a Unica nesta quinta-feira, citando o excesso de chuvas nos últimos meses como fator da diminuição da produção.

De acordo com a Unica, com a nova projeção, a expectativa é de uma produção de etanol de 23,8 bilhões de litros, 5,4% inferior ao produzido na safra anterior, quando o centro-sul produziu 25,1 bilhões de litros.

No início da temporada, a Unica havia previsto uma produção de álcool de 26,28 bilhões de litros.

– A redução nas exportações de etanol nesta safra, projetada para ficar 1,45 bilhão de litros aquém das exportações na safra anterior, contribuirão para que a oferta de etanol para o mercado interno permaneça a mesma da safra anterior, neutralizando portanto a queda na produção –, afirmou a entidade em comunicado.

A entidade projeta exportações do país em 09/10 de 2,8 bilhões de litros.