Centro de Referência Indígena realiza atividades gratuitas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 15:36, por: cdb

Indígenas de diversas etnias, entre elas Kariri-Xocó e Tupi-Guarani realizam na sexta-feira, sábado e domingo, dias 6, 7 e 8 de abril, várias atividades gratuitas para comemorar o Dia do Índio, celebrado em 19 de abril.

A programação terá dança, canto (Toré) e exposição de artesanato, das 8 às 20 horas, no Centro de Referência Indígena Kuaray Wera, no parque City Las Vegas.

De acordo com o censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1.434 indígenas de várias etnias vivem em Guarulhos. Portanto, a criação do Centro de Referência Indígena, inaugurado em agosto do ano passado pela Secretaria de Meio Ambiente, tornou-se necessária para ampliar os espaços de difusão da cultura indígena na cidade.

Em janeiro de 2012, os indígenas iniciaram a construção de uma “Oca”, que utiliza técnicas de construção típicas da cultura e está sendo feita pelos próprios índios. O espaço será utilizado para exposições de artesanato e divulgação da cultura. A iniciativa atende ao 12º princípio da Carta da Terra que defende o direito de todas as pessoas a um ambiente capaz de assegurar a dignidade humana, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas.

Serviço:
O Centro de Referência Indígena Kuaray Wera fica no parque City Las Vegas – Rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº – Jardim City, próximo à Vila Rio.