Centro de Comando e Controle do Rio de Janeiro começa a funcionar em 2013

Arquivado em:
Publicado Terça, 04 de Setembro de 2012 às 11:49, por: CdB

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - As obras do Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro deverão ser concluídas no próximo mês de outubro, disse hoje (4) o subsecretário de Tecnologia da Secretaria de Segurança (Seseg) do Rio de Janeiro, Edval Novaes, ao participar de painel no Rio Info sobre projetos de tecnologia da informação na área de segurança pública.

“Mais do que ser um projeto para a Copa e para as Olimpíadas, é um projeto para o dia a dia da cidade do Rio de Janeiro, da região metropolitana e, por que não dizer, de todo o estado, no caso de gerenciamento de crises e de acompanhamento de grandes eventos”, manifestou Novaes.

A expectativa é que o centro esteja funcionando no início de 2013. No local trabalharão de forma integrada a Polícia Federal, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil Municipal e a Companhia de Engenharia de Tráfego do município do Rio de Janeiro (CET-Rio).

“Esses órgãos estarão trabalhando diretamente ali, cuidando da região metropolitana do Rio de Janeiro, cuidando da segurança pública, especificamente”, ressaltou Novaes. A unidade também vai abrigar um centro de gerenciamento de crise e um centro de comando e controle, ou de acompanhamento de grandes eventos, como já vem sendo chamado.

“Esse andar de cima permanecerá fechado. Ele só irá funcionar caso nós tenhamos uma crise ou estejamos acompanhando um grande evento qualquer, como é o caso da Copa do Mundo de Futebol, das Olimpíadas, da Jornada Mundial da Juventude”, disse.

Entre obras físicas, mobiliário interno e a parte de tecnologia da informação (TI), o projeto envolve investimentos de R$ 103 milhões, dos quais 30% são recursos federais.
 

Edição: Aécio Amado

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo