Central nuclear é atingida por Incêndio no Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 4 de julho de 2003 as 04:36, por: cdb

Um possível incêndio, acompanhado de explosões, atingiu nesta sexta-feira a central nuclear japonesa de Tsuruga, mas não foi constatado qualquer vazamento de radiação, informou o ministério japonês das Ciências.

– O alarme soou às 11h52 (23h52 de ontem em Brasília) na unidade de tratamento de resíduos da central nuclear de Tsuruga, de propriedade da estatal Japan Nuclear Cycle Development Institute, informou um funcionário do ministério. “Não houve vazamento nuclear”, garantiu o funcionário.

A central nuclear de Tsuruga possui um reator térmico de neutrons Fugen, mas o incidente ocorreu em outro prédio. O alarme soou durante vários minutos e ocorreram explosões na central nuclear, situada 350 km a oeste de Tóquio.

Em seguida, surgiu fumaça nas telas de controle, mas não parecia haver incêndio quando os responsáveis da central entraram no prédio, às 12h30 (00h30), destacou um funcionário do ministério.

O prédio atingido só abriga resíduos pouco radioativos e não contém combustível nuclear usado. Em março passado, o instituto paralisou as operações do Fugen, o primeiro gerador nuclear construído inteiramente com tecnologia japonesa, após 25 anos de serviço.

São necessárias três décadas para que o combustível nuclear usado seja completamente retirado da central e o reator desmontado.