Central de prevenção de desastres naturais estará funcionando em breve, anuncia Dilma

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 3 de junho de 2011 as 16:55, por: cdb

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (3) que o Brasil terá, em breve, uma Central de Prevenção de Acidentes e Desastres. A informação foi dada durante solenidade, no Palácio Guanabara, quando os governos federal e estadual do Rio de Janeiro lançaram o programa de recuperação da região serrana, que envolverá recursos da ordem de R$ 700 milhões na construção de moradias, obras de contenção de encostas e de reconstrução e recuperação de pontes, nos sete municípios afetados pelas fortes chuvas de janeiro deste ano.

A presidenta garantiu que a central está sendo elaborada pelo governo “de forma acelerada” e que contará com a experiência de outros países que tenham conhecimento e experiência em lidar com desastres naturais. Inclusive eu falei ontem [2] com o presidente do Banco Mundial sobre o assunto porque nós queremos, com o nosso processo já em andamento, ter também aporte de experiências de outros países com histórico de tragédias climáticas, para que possamos aprimorar também o nosso sistema”.

Na avaliação de Dilma, o Brasil tem consciência de que só terá um sistema de prevenção de acidentes e desastres naturais eficiente a partir de um amplo processo de cooperação com outras nações.

“Não há como, em um país continental como o nosso, em que a federação é um elemento essencial, pensar que nós tenhamos como fazer prevenção de desastres e acidentes sem que estabeleçamos parcerias com outros países”.

Edição: Lana Cristina