Ceará vai representar pesca do Brasil na França

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de novembro de 2003 as 16:43, por: cdb

Quinze pescadores do Ceará vão representar o Brasil, de 10 a 16 de julho de 2004, em Bretanha, na França, no evento Brest 2004. Serão transportados até a França – em quatro contêineres – 15 jangadas construídas especialmente para a ocasião, que integrarão uma competição para a qual serão convidados velejadores como Lars Grael, Torben Grael, Florence Arthaud e Robert Scheidt.

Além disso, numa área de 5 mil metros quadrados – 2 mil deles ocupados por uma reprodução fiel do bar Pirata (tradicional ponto turístico cearense), onde ocorrerão festas temáticas – será montado um espaço para a realização de exibições da cultura cearense, batizado de Espace Brésil. Ali, os dois milhões de visitantes esperados para o Brest 2004 poderão apreciar exposições do fotógrafo Chico Albuquerque e do artista plástico Audifax Rios.

Cerca de 30 pescadores – dos quais apenas 15 serão selecionados – estão recebendo noções sobre história e cultura, cearense e francesa, assim como aulas de francês, para atuarem como expositores durante o Brest 2004 e ministrarem cursos em escolas náuticas européias.