Ceará inaugura monumento em homenagem a Padre Cícero

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de novembro de 2005 as 12:05, por: cdb

A região do Cariri tem um novo destino turístico. É a torre do Luzeiro do Nordeste, erguida em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte, distante 495,5km de Fortaleza.

O monumento será inaugurado nesta terça-feira, às 19h, pelo governador Lúcio Alcântara.

Com o equipamento, o Estado do Ceará espera fomentar o turismo por meio do marketing religioso, além de promover o aquecimento da economia local, gerando emprego e renda à população de Juazeiro e da Região do Cariri.

A obra, assinada pelo arquiteto Luiz Muniz Deusdará, consta de torre iluminada, palco e camarim com banheiro, sob a torre.

No local, haverá celebração de missas e outros eventos religiosos. O projeto inclui, ainda, a urbanização da área do seu entorno, de responsabilidade da prefeitura local.

Na construção do Luzeiro do Nordeste, com 111,5 metros de altura, foram usadas cerca de 256 toneladas de aço. A estrutura metálica foi trazida de Fortaleza e montada à base de soldas e parafusos.

A torre, que foi construída em 244 dias corridos, pela Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert), inicialmente havia sido licitada pela prefeitura do município, sendo sub-rogada pelo Dert.

O investimento foi da ordem de R$ 8,28 milhões.