CDH debate distribuição do FPE com secretários de Fazenda 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de setembro de 2011 as 15:15, por: cdb

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debaterá com secretários estaduais da Fazenda, em audiência pública na segunda-feira (26), a proposta do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) de novos critérios de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Atualmente, a divisão dos recursos do FPE é feita na proporção de 85% para os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15% para os estados do Sul e Sudeste. Na proposta de Randolfe (PLS 289/11), essa distribuição deveria ser proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada estado.

O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento para a realização da audiência e presidente da CDH, afirma que o projeto é injusto, pois retira ainda mais recursos dos estados das regiões Sul e Sudeste.

Devem participar da audiência os secretários da Fazenda do Espírito Santo, Maurício Cézar Duque; de Minas Gerais, Leonardo Maurício Colombini Lima; do Paraná, Luiz Carlos Hauly; do Rio Grande do Sul, Odir Tonolier; do Rio de Janeiro, Renato Augusto Zagallo Villela dos Santos; de Santa Catarina, Ubiratan Simões Rezende; e de São Paulo, Andrea Calabi.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também convidado, deve enviar um representante ao debate.

Ricardo Icassatti / Agência Senado