Cat Stevens acha ridícula sua deportação dos EUA

Arquivado em:
Publicado Quinta, 23 de Setembro de 2004 às 06:57, por: CdB

O ex-astro da música pop Cat Stevens, que se converteu ao islamismo, regressou para a Grã-Bretanha nesta quinta-feira depois de ter sido deportado dos EUA sob a acusação de manter "potenciais" ligações com o terrorismo.

A medida provocou uma desavença diplomática entre os governos norte-americano e britânico.

- A coisa toda é totalmente ridícula - afirmou Stevens ao desembarcar no aeroporto Heathrow, de Londres.

- Metade de mim quer dar risada, metade de mim quer grunhir - disse ele.

Líderes muçulmanos do país europeu mostraram-se indignados.

- Os EUA estão fechando sua casa, estão construindo muros ao redor de si - afirmou Anas Altikriti, porta-voz da Associação Muçulmana da Grã-Bretanha.

Stevens, de  56 anos, viajava com a filha em um vôo da United Airlines nestaa terça-feira, de Londres para Washington, quando autoridades norte-americanas desviaram o avião para Bangor, no Estado do Maine. Essas autoridades argumentaram que o cantor havia sido barrado porque suas atividades poderiam estar ligadas ao terrorismo.

A deportação de Stevens, conhecido como Yusuf Islam desde que parou de cantar e se converteu à religião muçulmana quase 30 anos atrás, levou o secretário britânico das Relações Exteriores, Jack Straw, a reclamar pessoalmente com o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell. Straw mostrou-se preocupado "com o fato de essa ação ter sido adotada", afirmou um porta-voz da chancelaria da Grã-Bretanha.

- Isso é uma loucura.  Todos conhecem meu trabalho de ajuda humanitária e agora quero explicações. Mas estou feliz por voltar para casa -

Brian Doyle, porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA, afirmou que o britânico foi deportado depois de seu nome ter aparecido em uma lista de pessoas proibidas de voar sobre o território norte-americano.

- Por que ele está nessa lista? Por causa de suas atividades, que poderiam estar ligadas ao terrorismo - disse Doyle.

Uma autoridade das forças de segurança afirmou que Stevens havia doado dinheiro para o grupo militante Hamas.

Nascido Steven Demetre Georgiou em julho de 1947, de mãe sueca e pai greco-cipriota, o cantor mudou seu nome para Cat Stevens ao entrar para o mundo da música. Ele teve vários sucessos no começo dos anos 1970, entre os quais "Peace Train", "Moonshadow", "Morning has Broken" e "Wild World"," antes de se converter ao Islã, em 1977.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo