Casildo Maldaner comemora avanço no cultivo de oliveiras em Santa Catarina 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 20 de junho de 2011 as 14:48, por: cdb

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (20), o sucesso inicial obtido em seu estado na implantação do “Projeto das Oliveiras” pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

De acordo com Casildo Maldaner, em 2007, dois anos após o início do projeto, foi extraído o primeiro azeite de oliva extra-virgem no estado. Testes realizados pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina teriam confirmado a excelente qualidade do produto.

Segundo o senador, em cerca de cinco anos, Santa Catarina deverá iniciar a comercialização em larga escala do azeite de oliva produzido em suas terras.

Atualmente, informou Maldaner, o Brasil importa praticamente 100% do azeite de oliva que consome, num total de 55,5 mil toneladas em 2010, conforme dados do Conselho Oleícola Internacional (COI).

– Há que se notar, ainda, um detalhe essencial no cultivo das oliveiras: os produtores [catarinenses] não serão meros extrativistas, que colhem os frutos e comercializam, sem qualquer beneficiamento. A produção de azeite de oliva, bem como de azeitonas de mesa, exige tecnologia, processos industriais, que agregaram valor ao nosso produto – disse.

Da Redação / Agência Senado