Casal Kirchner fará homenagem a Salvador Allende

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 7 de setembro de 2003 as 23:48, por: cdb

O presidente argentino Néstor Kirchner vai participar de um ato em homenagem ao presidente socialista chileno Salvador Allende no próximo dia 11 de setembro, quando o golpe que o derrubou do poder e sua morte completam 30 anos.

A mulher do presidente argentino, a senadora Cristina Fernandez, também vai homenagear Allende, participando de um seminário no Chile.

A embaixada chilena organizará uma cerimônia na Praça Chile, em um bairro ao norte da capital argentina, da qual Kirchner e o chefe da delegação diplomática deste país, Juan Gabriel Valdes, participarão, segundo fontes do governo em Buenos Aires.

Kirchner é um peronista de tendência progressista, que tem clara afinidade com líderes locais e internacionais de centro-esquerda e com o socialismo.

Durante a homenagem, serão repostas placas dedicadas ao ex-presidente chileno e aos desaparecidos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), roubadas em fevereiro do ano passado. Também será inaugurada uma placa em memória ao ex-chefe das Forças Armadas chilenas, Carlos Prats, assassinado em Buenos Aires junto com sua esposa por agentes de Pinochet, em um atentado realizado no dia 30 de setembro de 1974.

Cristina de Kirchner, senadora do governo Partido Justicialista (PJ, peronista), viajará a Santiago para participar do seminário 30 anos: Salvador Allende, Orgulho Socialista, Orgulho do Chile.