Casa Branca monitora preço do petróleo após recorde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de setembro de 2004 as 00:17, por: cdb

A Casa Branca anunciou no último sábado que está monitorando de perto os preços do petróleo após o barril da commodity ultrapassar a casa dos 50 dólares pela primeira vez no pregão eletrônico do mercado futuro.

– Equipe econômica do presidente está monitorando a situação proximamente-disse o  porta-voz da Casa Branca, Trent Duffy.

O preço do petróleo bruto nos Estados Unidos chegou a ser negociado ao recorde de 50,12 dólares o barril no mercado futuro em meio aos temores com a instabilidade no Iraque, Nigéria e Rússia que geraram temores de falta de abastecimento no inverno, época de pico na demanda.

O governo do presidente George W. Bush, que emprestou cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo das reservas de emergência do país para refinarias na semana passada, informou que não vai usar a Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, na sigla em inglês) para reduzir os preços.

-A SPR somente deve ser usada em grandes problemas de abastecimento e em emergências físicas-disse Duffy após Bush chegar à cidade texana de Waco. Bush está em seu rancho na cidade de Crawford, também no Texas