Caros Amigos denuncia novas formas de repressão

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Junho de 2011 às 10:40, por: CdB

Nesta semana em que o Brasil lamenta o assassinato de quatro lideranças ambientais no Pará e em Rondônia, a edição de junho da revista Caros Amigos trata do processo de judicialização e criminalização dos movimentos sociais na matéria “Brasil: as novas táticas da repressão política”.

Recomendo a reportagem de Lúcia Rodrigues. Ela informa que uma “avalanche de processos” é impetrada diariamente contra lideranças do campo e da cidade, levando a militância a enfrentar, além da violência tradicional, “o medo da punição legal”.  Só no Estado de São Paulo, estariam em curso aproximadamente 50 processos contra  os militantes do MST.

A violência física também tem adesões. A matéria cita o relatório Conflitos no Campo 2010, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que contabiliza 34 trabalhadores rurais mortos no ano passado, um número 30% superior ao de 2009.

Na cidade e no campo

A partir de um panorama dos episódios mais recentes da luta social em várias áreas – conflitos no campo, meio ambiente, universidades, moradia popular, passe livre, questões morais e de comportamento – e as implicações jurídicas que ameaçam essas frentes de batalha, a reportagem analisa o verdadeiro bombardeio midiático na formação de uma opinião pública contrária aos movimentos populares. Denuncia, também, a repressão a protestos populares na cidade.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo