Carnaval: Trânsito em meia pista na Avenida Liberdade. Prefeitura amplia itinerário de ônibus para o final de semana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 12:04, por: cdb

Publicada em 14/03/2012 – Atualizado em 14/03/2012 14h59m

Carnaval: Trânsito em meia pista na Avenida Liberdade. Prefeitura amplia itinerário de ônibus para o final de semana |

Os preparativos para o Carnaval de Rua de Santa Maria, que promete movimentar o cenário cultural da cidade neste final de semana, seguem acelerados. Além da montagem das arquibancadas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, promove uma série de melhorias no trânsito da Avenida Liberdade para garantir a segurança dos foliões durante os três dias de festa. “Estamos preparando uma grande operação”, antecipa o secretário da pasta, Marcelo Bisogno.

Para o prefeito Cezar Schirmer, este Carnaval ficará marcado na memória dos santa-marienses e se consolidará como uma das principais manifestações artísticas e culturais da cidade. “O Carnaval traduz a identidade do povo brasileiro. É inacreditável que Santa Maria não valorizasse essa festa popular tão importante do nosso país. Nós acreditamos no apoio que estamos dando há três anos para Carnaval na nossa cidade”, frisou o chefe do Executivo.

Desde o início da semana, a Avenida Liberdade está em meia pista, devido à montagem das arquibancadas no lado direito da via, no sentido centro-bairro. A rua deve ser fechada totalmente para tráfego de veículos, a partir desta quinta-feira (15), para a instalação da passarela do samba no local. “Estamos pedindo aos moradores e as pessoas que passam pela Liberdade, que mudem seu trajeto se possível e que tenham o cuidado redobrado”, destaca Bisogno.

Para a sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18) haverá mudanças nos itinerários dos ônibus para atender as mais variadas regiões da cidade. “Vamos reforçar os percursos em direção a Liberdade, com ônibus extras para levar a comunidade carnavalesca à passarela do samba”, explica. Além disso, o Executivo, em parceria com as polícias rodoviária Estadual e Federal, garantirá o apoio às escolas de samba para o deslocamento dos carros alegóricos durante sábado e domingo.

O secretário explica que foi organizada uma grade de horários para atender as oito escolas de samba de Santa Maria. Os agentes municipais de trânsito e os policiais rodoviários estarão nas ruas da cidade desde as 5h de sábado para garantir a segurança no translado dos carros alegóricos. Outra frente de trabalho da pasta consiste na sinalização da Avenida Liberdade.

Saiba mais:

Serviço

O conforto para o público também estará garantido durante os três dias de folia. Quem acompanhar os desfiles na Avenida Liberdade irá encontrar uma praça de alimentação ampliada, serviços de saúde, banheiros químicos e segurança.

Solidariedade

O ingresso para assistir aos desfiles na Avenida Liberdade será gratuito, mas a Prefeitura Municipal pede a colaboração dos santa-marienses com a doação de um quilo de alimento não perecível, para as campanhas assistenciais do município. As arrecadações serão encaminhadas para o Gabinete da Primeira-Dama, responsável pela distribuição dos donativos às famílias carentes do município.

Camarotes

Os interessados em adquirir camarotes podem buscar os ingressos na sede da Secretaria de Município da Cultura, que tem sua sede na Gare da Viação Férrea. Ao todo, são 15 camarotes comercializados a R$ 1 mil cada.

Carnaval na internet

Os foliões podem curtir as fotografias, matérias e a programação completa do Carnaval de Santa Maria no site oficial da Prefeitura, na página da Secretaria de Município da Cultura. Além disso, é possível ouvir os enredos e saber mais sobre as oito escolas de samba da cidade. Acesse www.santamaria.rs.gov.br/cultura e fique por dentro de uma das maiores festas populares santa-marienses.

Ordem dos desfiles (sábado, 17 de março, a partir das 20h)

Vila Brasil
Mocidade das Dores
Trevo de Ouro
Império da Zona Norte
Barão do Itararé
Unidos do Itaimbé
Unidos de Camobi
Imperatriz Academia do Samba

Texto: Luiz Otávio Prates
Fotos: João Vilnei