Carnaval do Rio terá repressão a carros irregulares nas estradas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 as 11:51, por: cdb

A Operação Carnaval, realizada anualmente numa parceria entre o DER-RJ e o BPRv, terá uma novidade tecnológica este ano. O motorista que trafegar pelas rodovias RJ-104, RJ-106 e RJ-140 com algum tipo de irregularidade passível de apreensão do veículo de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito terá o automóvel rebocado.

Esse procedimento será amparado pela utilização de um equipamento, acoplado a uma viatura, com a capacidade de flagrar e verificar em tempo real placas com irregularidades. As atividades terão início às 15 horas do próximo dia 12, sendo encerradas às 12 horas do dia 22.

Paralelamente, será utilizado outro equipamento capaz de registrar e autuar veículos que estejam trafegando acima dos limites estabelecidos.

A operação contará ainda com o apoio de Agentes de Trânsito do DER munidos com computadores de mão (PALMS), distribuídos pelas rodovias citadas acima, com objetivo de multar eletronicamente motoristas que transitarem pelos acostamentos.

A utilização deste novo equipamento tem por finalidade coibir principalmente o tráfego de veículos com irregularidades como falta do licenciamento anual, IPVA atrasado, carros com placas clonadas e com pedidos de busca e apreensão.

Os motoristas que tiverem irregularidades no seu cadastro do DETRAN, como carteiras vencidas e excesso de multas, também serão identificados e sofrerão com a mesma penalidade. Este aparelho utiliza uma câmera de alta tecnologia, com o sistema de visualização denominado OCR, com lentes capazes de executar uma leitura automática de placas de veículos em movimento ou parados.

O software já está abastecido com todas as informações contidas no banco de dados do Detran. Isso reduz o tempo de abordagem, aperfeiçoa a aplicação de multas e apreensão de veículos, possibilitando a realização das blitz dirigidas, focadas em abordar somente os casos de irregularidades.