Carnaval de Vitória contará com 1,2 mil policiais militares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 as 10:08, por: cdb

Quem pretende conferir de perto os desfiles das escolas de samba capixabas, no próximo fim de semana, no Sambão do Povo, em Vitória, vai contar com um esquema especial de policiamento. A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) vai empregar 1,2 mil militares na sexta-feira e sábado, sendo, portanto, 600 PMs por dia, que iniciarão o turno às 18 horas e seguirão até o término dos desfiles.

Segundo o governo do Estado, em dois turnos por dia, as equipes foram organizadas da seguinte maneira: a partir das 18 horas inicia o primeiro turno, que se estende até a meia-noite, com a atuação de 300 militares. Encerrado o primeiro turno, começam os trabalhos de policiamento com outro grupo de 300 policiais, que encerram as atividades às 6 horas, ou até o término dos desfiles.

Equipes do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) vão reforçar o patrulhamento atuando em todo o entorno do Sambão do Povo. O esquema de policiamento conta, ainda, com o reforço de dez conjuntos do Regimento de Polícia Montada (RPMont), com policiais do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM) e com alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd). Além disso, oito unidades das Rondas Comunitárias, com dez militares cada uma, estarão alocadas em pontos de grandes concentrações de pessoas para atendimentos rápidos aos foliões.

Viaturas também estarão em locais estratégicos para assistir a região. A PMES contará, ainda, com o apoio da Guarda Municipal, que fará o monitoramento do trânsito no entorno do Sambão do Povo. Já o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) atuará, como de costume, durante o fim de semana, realizando blitze nas rodovias estaduais. Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) serão realizadas as operações Madrugada Viva e Praia Viva.

Operação Verão

Já na orla, tanto de Vitória quanto nos balneários capixabas, durante as programações deste fim de semana, as ações de policiamento prosseguem dentro do cronograma de atividades da Operação Verão. Por meio das ações, que acontecem diariamente nas regiões de praia, o patrulhamento tático motorizado e as outras modalidades de policiamento, inclusive, com as novas bicicletas elétricas, continuam sendo desempenhadas.

Somente na Região Metropolitana da Grande Vitória são 300 militares a mais por dia e mais de 430 veículos, entre viaturas, motos e bicicletas, direcionados para o auxílio nas ações de policiamento. No interior, o reforço também permanece com o reforço de 130 e 120 militares a mais, diariamente, nas regiões coordenadas pelos Comandos de Policiamento Ostensivo Norte e Sul, respectivamente.