Capriati é a versão feminina do Guga no ranking dos melhores do mundo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 16 de outubro de 2001 as 16:52, por: cdb

A norte-americana Jennifer Capriati assumiu oficialmente, nesta segunda-feira, a liderança do ranking do tênis feminino, segundo a classificação semanal divulgada pela WTA, a associação das tenistas profissionais.

Capriati soma 4.867 pontos e tem uma vantagem de 25 sobre a suíça Martina Hingis, que ocupou o primeiro lugar por 73 semanas consecutivas.

A norte-americana assumiu a liderança após Hingis sofrer uma lesão durante a partida semifinal do Torneio de Filderstad e ser obrigada a abandonar o encontro. Se tivesse vencido, a suíça não perderia a primeira colocação do ranking.

Em 1990, com apenas 14 anos, Capriati se tornou a jogadora mais jovem a ficar entre as 10 melhores do mundo, ao chegar à semifinal de Roland Garros. No entanto, depois de vários problemas pessoais, terminou o ano de 1998 na 101ª colocação.

Porém, na atual temporada, Capriati retornou à sua melhor forma e conquistou os Abertos da Austrália e da França, além de chegar às semifinais em Wimbledon e no Aberto dos Estados Unidos.

Capriati também conquistou o título nos torneios de Charleston e da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e chegou às finais dos torneios de Oklahoma City, Miami, Berlim e Toronto.

Desde que o sistema de classificação passou a ser computadorizado, no dia 3 de novembro de 1975, na WTA, a posição de número um do mundo já foi ocupada, além de Capriati, pelas norte-americanas Chris Evert, Martina Navratilova, Tracy Austin, Monica Seles e Lindsay Davenport, pela alemã Steffi Graff, a espanhola Arantxa Sánchez Vicario e a suíça Martina Hingis.